Doenças crônicas, de pele e parasitose intestinal foram as principais queixas da população local
A primeira edição da Missão Sertões, iniciativa da Inspirali, atendeu cerca de 700 pessoas na Comunidade Quilombola Lage dos Negros, em Campo Formoso, na Bahia. Envolvendo 24 estudantes e um time de professores da Universidade Salvador (UNIFACS), a ação ofereceu serviços como consultas, exames, cirurgias ambulatoriais e ações preventivas com foco na atenção primária de saúde, inserida no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante sete dias em que a equipe percorreu 11 comunidades, a maioria com difícil acesso à assistência em saúde, devido à vasta extensão territorial do município, a maioria das queixas foi de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de doenças de pele e parasitose intestinal. A expedição também prestou atendimentos clínicos, ações de prevenção e promoção da saúde, exames ginecológicos e cirurgias ambulatoriais. A travessia multiprofissional envolveu as áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.
“Em um único dia fizemos atendimentos em ponto de atendimento em saúde realizado nas comunidades de Lage I e II. Nos demais, fomos adaptando de acordo com a realidade que encontrávamos em cada comunidade. Transformamos os espaços disponíveis para garantir atendimento de qualidade, desenvolvendo nos alunos capacidades de adaptação essenciais à prática profissional”, explica Flávia Guimarães, gerente acadêmica da Inspirali no Nordeste.
Além dos atendimentos, a Missão promoveu vivências culturais e humanitárias, proporcionando aos estudantes uma visão prática e social de suas futuras profissões. “Eu vi estudantes de medicina, fisioterapia, nutrição e enfermagem darem um show de trabalho multi e até interprofissional. Egressas recém-formadas virando gigantes na arte da preceptoria, educando pelo exemplo e enchendo de segurança os nossos alunos que passaram a se enxergar por meio delas. Preceptores de enfermagem, já com alguma bagagem, se renovando em entusiasmo e doação, se deslumbrando com o significado de sua profissão”, declara.
Preceptora médica e egressa do curso de Medicina da UNIFACS, Natália Lerner reflete sobre a importância da Missão para as comunidades quilombola atendidas. "A Missão Sertões leva muito mais do que atendimento médico a essas pessoas. É sobre oferecer esperança, acolhimento e um olhar atento. Além de tratar doenças, a missão fortalece a autoestima e a dignidade dessas pessoas, mostrando que elas são e podem ser vistas e cuidadas. Acredito que essa troca é transformadora para todos os envolvidos: enquanto levamos cuidado e conhecimento, recebemos aprendizado, gratidão e uma nova perspectiva sobre o que realmente importa", analisa.
A Missão também marcou os estudantes. “Relatar a experiência da Missão Sertões envolve emoções que ultrapassam qualquer palavra. Foi uma experiência que transcendeu qualquer expectativa que eu pudesse ter. Desde o momento em que fui selecionado a integrar a equipe até o instante em que deixei aquela região, cada passo da Missão me trouxe um aprendizado profundo, tanto profissional quanto pessoal. Me ensinou que o verdadeiro significado de Missão não está apenas no que se faz, mas no impacto que se gera e no modo como saímos dessas experiências, mais humanos e mais conscientes da realidade que nos cercam e, mais ainda, sobre a profissão que escolhi seguir”, afirma Henrique Silva Santana, estudante de Medicina.
Já Letícia Machado, estudante do 11º semestre de Medicina, define a Missão Sertões como um divisor de águas em sua formação como médica e no seu desenvolvimento pessoal. "A sensação de chegar todos os dias e ver aquelas pessoas nos esperando era indescritível. Conforme os atendimentos avançavam, elas se abriam pouco a pouco, compartilhando seus medos, inseguranças e dificuldades. Foi uma experiência única, que me permitiu uma imersão na vida dessas pessoas", afirma.
Missões
A Missão Sertões integra a Travessia Humanitária da Inspirali que envolve as 15 escolas do ecossistema. Desde 2022, já foram realizadas Missões nacionais, regionais e internacionais sendo 9 Missões Amazônia, abrangendo os municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, no Pará; 1 Missão África, em Benin; 3 Missões Rio Grande do Sul, quando houve as enchentes em maio deste ano; e 1 Missão Jequitinhonha. As Missões humanitárias da Inspirali fazem parte do currículo acadêmico das escolas de medicina e possibilitam uma aprendizagem diferenciada, fora da sala de aula.
Mais informações - https://www.inspirali.com/impacto-social/
Sobre a UNIFACS
Há 53 anos transformando vidas pela educação, a Universidade Salvador (UNIFACS) é integrante do maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. A Universidade oferta formação em todas as áreas do conhecimento, com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, cinco unidades em Salvador e Feira de Santana, a marca conta com investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais. Além de ser uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. Além disso, os alunos de Medicina da UNIFACS contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. Para mais informações: www.unifacs.br
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 15 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Jacobina (BA) e Tucuruí (PA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
Tags
Bahia