Com possível saída de Coutinho do comando geral da PM-BA, cúpula do Avante quer "retirar digital" da indicação de coronel Paraíso

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias


O comando-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) pode passar por mudanças nas próximas semanas. Isso porque começam a circular rumores de que o coronel Paulo Coutinho pode deixar o posto. Segundo informações obtidas pela reportagem, ele já teria sido comunicado da saída, mas sua exoneração só deve ser confirmada em março, após o período do Carnaval. Apesar disso, o novo comandante pode não vir de uma indicação política, como aventado.

Ainda conforme apuração do Bahia Notícias, entre os nomes cotados para assumir o cargo, desponta o do coronel Luís Alberto Paraíso. Atualmente ele atua como comandante de Policiamento da Região (CPR) Extremo Sul. Nos bastidores, a informação que cerca a possível troca no comando da PM-BA é que o nome de Paraíso teria o aval do presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto.

Em contato com o Bahia Notícias, o deputado federal Neto Carletto (Avante) apontou que nunca existiu nenhuma conversa de indicação de coronel Paraíso ao posto atualmente ocupado por Coutinho. “Até indicaria Paraiso. Mas não houve essa conversa”, sinalizou.

Coronel Luís Alberto Paraíso | Foto: Reprodução / Instagram.

O movimento pode estar fazendo parte de uma tentativa de não ter o nome atrelado a indicação por conta do desejo de “ampliar o espaço político”. Interlocutores da gestão estadual que participam das discussões sobre a troca, a ideia seria não ter o “carimbo” de espaço político para a indicação de Paraíso. Apesar da boa relação com o coronel, lideranças do Avante tem buscado outros cargos na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho é aspirante a Oficial PM da Turma 1988. É bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Gestão Governamental pela Universidade do Estado da Bahia.

Já o tenente-coronel Luis Alberto Paraíso, possui 36 anos de corporação. Paraíso já comandou a Rondesp, a Companha da Pituba, em Salvador, além de ser chefe de inteligência do Comando da Capital. Paraíso ainda foi assistente Militar da vice-governadoria e recebeu 25 condecorações militares.

Fonte: Bahia Noticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem