![]() |
Ministro Gilmar Mendes determina afastamento de Adolfo Menezes da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia | Joilson César / BNews |
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu parcialmente uma liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O BNews teve acesso a decisão.
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (10) e está dentro de uma ação movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) contra o terceiro mandato do pessedista no comando da Mesa Diretora. Ele fica fora da cadeira até o julgamento do mérito da ação.
"Ante o exposto, reservando-me o direito a exame mais detido da controvérsia por ocasião de mérito, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, defiro parcialmente o pedido liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação", escreveu Gilmar Mendes, na decisão.
Na semana passada, Adolfo foi reeleito com 61 votos. Hilton havia pedido questão de ordem pela impugnação da reeleição, justamente pela Constituição baiana não prever o terceiro mandato. O pedido, contudo, foi indeferido pelo presidente da sessão, Nelson Leal (PP), que conduziu a votação.
Após ser reeleito, Adolfo discursou e fez alusão a possibilidade de ser afastado do cargo. "Deus nos dá outras dádivas ao longo da nossa existência terrestre. Hoje certamente é mais um presente que ele me dá, de ser reconduzido por vocês ao terceiro mandato como chefe do legislativo baiano. Não sabemos ainda o desfecho dessa jornada. Mas entrego nas mãos de Deus. Ele dá, mas pode nos tirar", declarou.
Fonte: BNews
Tags
Política