Faculdade de Medicina realiza mesa redonda sobre saúde renal



Gratuito e aberto ao público externo, evento está com inscrições abertas e acontece dia 31 de março, no auditório da Faculdade Ages em Jacobina


A Faculdade Ages de Medicina em Jacobina, instituição integrante da Inspirali Educação, melhor ecossistema de educação em saúde do país, com nota máxima pelo MEC, realiza, no dia 31 de março, às 18h30, no auditório da faculdade, a mesa redonda ‘Saúde Renal: Estratégias de prevenção, apoio diagnóstico e rede de atenção à saúde nefrológica’.

Gratuito e com vagas limitadas pelo Sympla (Aqui), a mesa redonda será presidida pela médica nefrologista, docente da Ages e diretora médica da PAHD, Dra. Rita Pedrosa. A atividade terá a participação das médicas nefrologistas Dra. Renata Martins e Dra. Gabriela Meira, a enfermeira nefrologista e professora Msc. Queuam Oliveira e o discente do curso de Medicina da Ages, Flávio Neto.

O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Governo do Estado da Bahia e da Clínica Pronto Atendimento em Hemodiálise (PAHD), e acontece em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado, anualmente, na segunda quinta-feira do mês. Este ano, a ação teve o tema: ‘Seus rins estão ok? Faça exame de creatina para saber’.

“De fácil acesso pelo SUS e baixo custo na rede privada, o exame de dosagem da creatinina detecta uma série de condições médicas, como infecções nos rins e insuficiência renal ainda nos estágios iniciais. Isso é imprescindível para o diagnóstico precoce, tratamento e que a doença não evolua para casos mais graves, inclusive a diálise”, alerta Dra. Rita de Cássia.

A nefrologista ainda destacou a importância de que os profissionais da saúde, especialmente os que atuam na atenção básica, possam ter acesso a estratégias de prevenção e detecção dos sinais de alerta.

A ação tem como público alvo profissionais e alunos dos cursos da área da saúde e também é aberta ao público externo.

Saúde Renal no Brasil

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal atinge mais de 10 milhões de pessoas. Dessas, cerca de 150 mil estão em diálise – processo de estímulo artificial da função dos rins, tratamento indicado, geralmente, quando os órgãos têm apenas 10% de funcionamento. Outro dado alarmante é que, nos últimos 10 anos, o número de pacientes renais cresceu mais de 100%, no país.

Serviço:

O quê? Mesa redonda ‘Saúde Renal: Estratégias de prevenção, apoio diagnóstico e rede de atenção à saúde nefrológica’;
Quando? Dia 31 de março de 2025, às 18h30; 
Onde? Faculdade Ages de Medicina em Jacobina, Avenida Universitária, 701, na BR 324; 
Como se inscrever? Pelo Sympla (Aqui)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem