Incêndio de grandes proporções atinge Chapada Diamantina


O cartão postal da Chapada Diamantina sofre com chamas que se espalham pela mata desde a tarde da última quinta-feira, 27. A região entre o Morro do Pai Inácio e o Rio Mucugezinho, que recebe milhares de turistas anualmente, recebe agora brigadistas voluntários, bombeiros e aviões para aplacar as chamas, que aconteceram num período incomum.

“Pelo estudo que realizamos, março e abril não é pra ser um período crítico de queimadas. Setembro a dezembro -algumas vezes se estendendo até janeiro- são os meses mais críticos. Não era para estar queimando tanto”, avalia Iara Macêdo, bióloga, mestre em ecologia pela UFBA e moradora de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Moradores especulam que atos criminosos podem ter provocado as queimadas, que acontecem fora do período em que comumente são registradas. “Não sei de onde surgem esses boatos. Mas a probabilidade de ser um incêndio natural é extremamente baixa, tenho em vista que a principal fonte de ignição de incêndios naturais são as incidências de raios, e até onde me consta não houve registro de raios naquela região nos dias em que antecedem o início dessas queimadas”, analisa Macêdo.

A causa dos incêndios está sendo investigada.
Fonte: A Tarde 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem