Professores da Bahia terão salário básico inicial acima de R$ 4,9 mil a partir de maio

Professor no Colégio Estadual Padre Palmeira Mussurunga I Crédito: Adenilson Nunes/GOVBA


Professores da Educação Básica da rede estadual da Bahia terão a partir de maio vencimento inicial de R$ 4.965,24, valor 2% acima do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). A categoria recebeu reajuste de 6,27% após negociação concluída na quarta-feira (12) com o governo estadual. Além do vencimento básico, o salário ainda incluí benefícios que a categoria recebe.

O pagamento das diferenças retroativas será feito em duas etapas: em maio, para janeiro e fevereiro, e em junho, para março e abril. O reajuste também beneficia coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e professores indígenas.

Promoções e certificações

O acordo inclui a certificação para professores e coordenadores pedagógicos, que permitirá a promoção nos graus da carreira ainda em 2025. Metade do valor da promoção será paga após a inscrição no curso de aperfeiçoamento, em setembro deste ano, e o restante em junho de 2026. Além disso, em 2026, será pago o Piso Nacional da Educação, conforme valor fixado, a partir de fevereiro.

Outra novidade é a publicação de portaria, nesta quinta-feira (13), que permite a conversão da licença prêmio em valores financeiros para professores e, pela primeira vez, para coordenadores pedagógicos.

Fonte: Correio

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem