![]() |
O Vitória é derrotado pelo Juventude por 2 a 0, ampliando seu jejum de vitórias em estreias do Campeonato Brasileiro. |Victor Ferrera / EC Vitória |
O Vitória começou o Campeonato Brasileiro com o pé esquerdo — mais uma vez. O Rubro-negro baiano foi derrotado pelo Juventude por 2x0, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, neste sábado (29). Com o resultado, o Colossal completa 16 anos sem conseguir vencer em estreias do Brasileirão — tendo vencido pela última vez, em 2009, o Athletico Paranaense por 2 a 0, em plena Arena da Baixada, em Curitiba.
História do jogo
O Leão da Barra até começou bem, pressionando o Juventude em seu campo de defesa através de uma marcação por linha alta. No entanto, rapidamente a equipe Jaconera fez valer o mando de campo e, logo aos sete minutos do primeiro tempo, o atacante Gabriel Taliari abriu o placar após um belo lançamento do zagueiro Abner.
Após o gol, o Juve baixou suas linhas e passou a usar o contra-ataque como sua principal arma. Nesse meio tempo, o Vitória ensaiou uma reação, mas sofreu com a marcação do Juventude esbarrando na falta de criatividade de seu setor ofensivo.
E foi o Jaconero que ampliou o placar com o atacante Ênio, já nos acréscimos. O gol, no entanto, terminou sendo anulado pelo árbitro Paulo César Zanovelli da Silva, mesmo sem a interferência do VAR. O lance gerou revolta dos jogadores e torcedores do Juventude, que protestaram uma vez que o juiz havia validado o gol e, sem seguida, voltou atrás mesmo sem auxílio da arbitragem de vídeo.
![]() |
Técnico do Vitória, Thiago Carpini, à beira do gramado do Alfredo Jaconi | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória |
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Vitória pressionando, após o técnico Thiago Carpini realizar três substituições no intervalo em todos os setores do Rubro-negro baiano — com o objetivo de tornar a equipe mais ofensiva. Saíram o zagueiro Neris, o volante Ronald e o atacante Gustavo Mosquito, para as entradas do zagueiro Zé Marcos e os atacantes Erick e Léo Pereira, respectivamente.
No entanto, mesmo começando o segundo tempo melhor do que a equipe gaúcha, assim como no primeiro tempo, Taliari marcou novamente, ampliando o placar após falha do zagueiro Lucas Halter aos seis minutos — jogando um balde de água fria na estratégia de Carpini.
Após tomar o segundo gol, o Vitória ensaiou uma tímida reação, mas sem conseguir ser contundente — com as melhores chances ainda sendo criadas pelo Juventude. Aos 22 minutos, o técnico do time Jaconero, Fábio Matias, seguiu a cartilha de Carpini e também resolveu mudar “por atacado”. Saíram o lateral Ewerton e os atacantes Ênio e Taliari, para as entradas do lateral Reginaldo e os atacantes Petterson e Maurício Garcez.
As mudanças no adversário fizeram a produção do Vitória melhorar, a partir de brechas que surgiram no setor defensivo Jaconero. Aparentemente, Carpini percebeu a janela de oportunidade e, por volta dos 28 minutos, acionou o volante William Oliveira e atacante Fabri, para os lugares do volante Pepê — que saiu por questões físicas — e Wellington Rato.
Apesar de melhorar o volume ofensivo, o Vitória sofreu com a falta de pontaria de seu ataque. Com isso, o Juventude manteve o controle da partida, principalmente pelo aumento do número de faltas (32 no total). Já aos 36 minutos do segundo tempo, o lateral Alan Ruschel deu lugar ao também lateral Felipinho.
Após a derrota, o Vitória volta a campo na próxima quarta-feira (2), no Barradão, às 21h30, contra o Universidad Católica (Equador), pela sua estreia na Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Vitória é contra o Flamengo, também no Barradão, às 18h30 do próximo domingo (6).
Veja as escalações e ficha técnica do jogo:
O Vitória foi a campo com: Gabriel; Claudinho, Lucas Halter, Neris (Zé Marcos) e Jamerson; Ricardo Ryller, Ronald (Erick) e Pepê (William Oliveira); Wellington Rato (Fabri), Gustavo Mosquito (Léo Pereira) e Janderson.
Já o Juventude iniciou a partida com: Marcão; Ewerton, Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Jádson, Giraldo, Batalla, Luis Mandaca e Ênio; Taliari.
Data e hora: 29/03/2025 (18h30)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva
Local: Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul)
Fonte: BNews
Tags
Sports