Especialista fala sobre a relação entre problemas na boca e doenças graves



Diabetes, infartos, partos prematuros e outras complicações podem começar com um problema simples na gengiva. Entenda por que cuidar da boca é cuidar da vida


Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2023, aponta que 3,5 bilhões de pessoas sofrem com doenças bucais. Isto representa cerca de 45% da população mundial. O mais alarmante é que muitas doenças como diabetes, sífilis e leucemia, podem se manifestar na boca. Pessoas com diabetes podem desenvolver doenças periodontais e gestantes com inflamações gengivais têm risco até sete vezes maior de parto prematuro. Além disso, estudos mostram que infecções bucais podem aumentar em até 25% o risco de infartos e AVCs.


A relação entre saúde bucal e problemas sistêmicos como diabetes, doenças cardíacas e complicações na gravidez é cada vez mais reconhecida pela medicina integrativa, que defende uma abordagem global do cuidado com o corpo. Quem reforça essa importância é a cirurgiã-dentista Camilla Duarte, docente e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Ages em Senhor do Bonfim, parte integrante da Inspirali, pertencente ao Ecossistema Ânima Educação.


Com experiência em Saúde Coletiva, Cirurgia Oral Menor e atualmente pós-graduanda em Estomatologia, Camilla destaca que a boca é uma porta de entrada para infecções que, muitas vezes, passam despercebidas. “A explicação está no caminho que as bactérias percorrem. Infecções na gengiva, como a periodontite, podem liberar substâncias inflamatórias na corrente sanguínea, afetando o equilíbrio de outros sistemas do organismo. Quando não tratadas, essas inflamações agravam quadros clínicos e dificultam tratamentos em outras áreas da saúde”, afirma.


A docente Camilla Duarte fala da conexão de algumas doenças e a boca e dicas de prevenção:


1. Diabetes e Doença Periodontal

A inflamação das gengivas pode dificultar o controle da glicemia, criando um ciclo prejudicial para quem vive com diabetes.

Dica da especialista: Manter uma rotina rigorosa de higiene bucal, com escovação, fio dental e visitas ao dentista, é fundamental para quem convive com o diabetes;

2. Doenças Cardíacas

As bactérias bucais podem atingir o sistema cardiovascular, favorecendo a formação de placas e o entupimento dos vasos.


Dica da especialista: Sangramentos na gengiva são sinais de alerta. O cuidado preventivo reduz o risco de complicações como aterosclerose e infartos;


3. Gravidez e Saúde Bucal

Mulheres grávidas são mais propensas à gengivite devido às alterações hormonais. Isso pode desencadear partos prematuros ou bebês com baixo peso.


Dica da especialista: O pré-natal odontológico é indispensável. Tratar a saúde bucal nesse período é cuidar também da saúde do bebê.


Por fim, Camilla reforça que cuidar da saúde bucal é essencial não apenas para prevenir problemas dentários, mas também para evitar doenças sistêmicas: “A saúde começa pela boca. Portanto, cuidar dos dentes e gengivas é cuidar do corpo inteiro”, concluiu.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem