O distrito de Itaitú, município de Jacobina, é conhecido por suas belas paisagens naturais e atrativos culturais, viveu um dos seus feriados da Semana Santa mais movimentados dos últimos anos.
As Cachoeiras de Véu de Noiva e Arapongas são alguns dos principais cartões-postais da região, registrando filas de veículos e grande circulação de turistas. Muitos visitantes aproveitaram o período de descanso para explorar as belezas naturais e participar de eventos religiosos tradicionais.
Impacto na Economia Local
Comerciantes, donos de restaurantes e pousadas comemoraram o movimento aquecido tido como um dos melhores feriados dos últimos tempos, resultando na lotação de pousadas, espaços de campings e outras hospedagens negociadas por meio de aplicativos online. Estima-se que o turismo tenha injetado mais de 2 milhões na economia local, beneficiando setores como eventos, hospedagem, alimentação e artesanato na sede do município e seus distritos.
Desafios e Estrutura
Apesar do sucesso, o grande fluxo de visitantes também evidenciou desafios, como a necessidade de melhorias na sinalização turística e no aumento da fiscalização em áreas de preservação ambiental e garantia de manobras para manter o fornecimento de água, haja vista que alguns comerciantes fecharam seus estabelecimentos antes de encerrar o feriadão alegando interrupção do fornecimento de água, situação que tem se agravado com o aumento do fluxo de pessoas na Vila. Alguns turistas relataram dificuldades com estacionamento e lixo acumulado em pontos mais visitados.
Após diversos investimentos na infraestrutura rodoviária e receptivo turístico de Itaitu, o distrito tem se destacado na procura por atividades de ecoturismo, porém, o crescimento desordenado e a especulação imobiliária tem afetado a qualidade dos serviços para os visitantes.
Segundo o membro da ACAGI – Bruno Leão, a Cachoeira de Arapongas recebeu mais de 500 visitantes neste domingo, tendo o acesso suspenso desde as treze horas em razão do plano de manejo do parque que visa a preservação do ambiente.
Por outro lado, João Otávio que faz parte do receptivo local e também integra Associação de Condutores Ambientais e Guias de Itaitu – ACAGI, destacou que em virtude do balanço positivo desta Semana Santa, as equipes já começam a se planejar para as próximas temporadas, buscando equilibrar crescimento turístico e o uso sustentável dos mananciais que fazem de Itaitu o principal destino turístico de Jacobina.
Fonte: TR Agora
Tags
Jacobina