![]() |
Foto: Ricardo Stuckert |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco.
Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35, no horário de Brasília. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Francisco foi o papa número 266. Ele assumiu o papado em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI.
"A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos", escreveu Lula em uma nota oficial.
Lula destacou os feitos pelo papa durante sua vida e exaltou a empatia do pontífice. "Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito."
Fonte: Varela Net
Tags
Brasil