PAHD treina equipe para operar equipamento inédito no SUS


Consultora da Fresenius treina enfermeiros e técnicos para operar 5008S CorDiax; máquina tem o perfil de eliminação de resíduos mais próximo a de um rim humano

Por Tamara Leal

Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da clínica Pronto Atendimento em Hemodiálise (PAHD) – referência em nefrologia e diálise renal na região de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia, passam, até a quinta-feira (10), por treinamento para operar a máquina de hemodiálise 5008S CorDiax da Fresenius Medical Care no Brasil – multinacional alemã, líder mundial no mercado de hemodiálise.

Realizado pela Consultora de Treinamento e Promoção, Jane Lira, o treinamento assegura o manuseio correto da 5008 CorDiax, equipamento inédito na rede pública do país. Além das modalidades terapêuticas convencionais, a máquina possibilita um tratamento mais seguro e com qualidade às pessoas em tratamento de hemodiálise, especialmente os pacientes com comorbidades, como doenças cardíacas.

“O ponto central da hemodiálise cardioprotetora é a hemodiafiltração, sendo possível uma eliminação mais eficaz de moléculas médias de resíduos tóxicos, tendo um perfil de eliminação mais próximo ao de um rim normal”, pontuou Jane Lira.

Presente ao treinamento, o presidente do Instituto de Defesa dos Pacientes Crônicos Renais do Estado da Bahia (Renal Bahia), José Vasconcelos, destaca o avanço para os pacientes renais crônicos atendidos pela PAHD. “Precisamos que essa terapia seja estendida para todos os pacientes renais crônicos da Bahia atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Com certeza levarei tão importante demanda ao Governo do Estado”, afirmou Vasconcelos.

Para o diretor administrativo da PAHD, Túlio César, com a 5008s CorDiax é possível assegurar um tratamento levando em consideração o perfil do paciente assistido pela clínica. “A nova máquina de hemodiálise permite personalizar o tratamento, otimiza o equilíbrio de fluidos e substâncias no sangue do paciente. Considera-se ainda, que é possível contribuir na prevenção de complicações, como hipotensão e cãibras, sendo um aliado para adaptação terapêutica”, ressaltou Túlio César.

Nesta quarta-feira (09), a PAHD realiza encontro com gestores públicos, gestores da saúde e a imprensa para apresentar a máquina de hemodiálise 5008 CorDiax. Durante o evento, os participantes irão conhecer o equipamento e toda a estrutura de nefrologia e diálise renal disponível para os pacientes SUS da região.

Sobre a PAHD

Conveniada 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a clínica tem como responsáveis administrativos Túlio César, Henrique Bloise e Patrícia Bloise, e conta com 54 colaboradores. Atualmente, a PAHD possibilita o atendimento de mais de 300 pacientes em hemodiálise, além do acompanhamento ambulatorial para a nefrologia, sendo importante referência regional para 19 municípios do Centro-Norte da Bahia, frente à Doença Renal Crônica (DRC), condição silenciosa e progressiva que afeta a função dos rins, ao longo do tempo, e leva o paciente a diálise e/ou a necessidade de um transplante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem